Serviço nutricional oncológico

I – OBJETIVO DO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL NO PACIENTE ONCOLÓGICO

A assistência nutricional individualizada ao paciente oncológico tem como objetivo prevenção, manutenção e/ou recuperação do estado nutricional, evitar a progressão para um quadro de caquexia (emagrecimento intenso), melhorar a qualidade de vida do cliente/paciente, reduzir o número de complicações provenientes dos tratamentos e prevenir a interrupção dos mesmos. Melhorar o balanço nitrogenado e aumentar a resposta imunológica.

II – DESCRIÇÃO DAS ROTINAS E PROCEDIMENTOS

  • Ficha pré-consulta: encaminhar ficha pré consulta para o cliente/paciente no primeiro contato, com o objetivo de otimizar o tempo da consulta.

  • Consulta:
  1. anamnese completa: objetivo do acompanhamento, diagnóstico, comorbidades, antecedentes familiares, informações sobre o tratamento, queixas atuais (sintomas), uso de medicações e hábito intestinal.
  1. Recordatório de 24 horas: para avaliar hábitos alimentares.
  1. Avaliação antropométrica: peso, altura, IMC – índice de massa corporal, cálculo de peso ideal, % de peso ideal, % de perda de peso, aferição da circunferência do braço, prega cutânea triciptal, circunferência muscular do braço, circunferência da panturrilha (idosos), circunferência da cintura, cálculo de VCT – valor calórico total e cálculo da recomendação proteica. Elaborar o diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos do cliente/paciente.
  • Orientações: elaborar junto ao cliente/paciente e acompanhante o plano alimentar respeitando a religião, cultura, rotina de horários, condição financeira e aceitação de cada paciente, promovendo educação nutricional e visando a manutenção e recuperação da saúde.

Oferecer assistência integral ao cliente/paciente e prescrever a conduta no prontuário.

Garantir o registro claro e preciso de todas as informações nutricionais relacionadas ao cliente/paciente. Acompanhar a evolução nutricional do cliente/ paciente em terapia nutricional oral e enteral nos retornos que podem ser quinzenal ou mensal, estipulados de acordo com o estado nutricional e evolução individual de cada cliente/paciente.

Realizar a orientação alimentar para clientes ou familiares/responsáveis no momento da alta nutricional.

III – EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Notebook, impressora, adipômetro, balança, trena antropométrica, caderno, agenda, bloco de anotações, pastas, canetas, carimbo e grampeador.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir Chat
Alguma dúvida? Te ajudamos!
Alguma dúvida? Te ajudamos!

Com apenas um clique fale com nossa equipe e facilite seu atendimento.