Pandemia x Oncologia: tratamentos não podem esperar o Covid-19 passar!

Pandemia x Oncologia: tratamentos não podem esperar o Covid-19 passar!

Neste momento delicado acabamos deixando toda a atenção e cuidados para o Corona Vírus. Porém, outras doenças não ficaram para trás. Por isso é de extrema importância lembrar que os cuidados com a saúde têm de ser para um todo! Inclusive para os tratamentos oncológicos.

O conceito de seguir o tratamento e avaliar adaptações é o que indica o Instituto Nacional de Câncer (INCA), que também o adota.

A seguir, algumas orientações de Gélcio Mendes, coordenador de assistência do INCA:

 

1 – Cuidado do paciente durante o período de isolamento.

As medidas são basicamente as de confinamento, que devem ser seguidas por toda a população, envolvendo distanciamento social, lavagem de mãos e etiqueta respiratória.

 

2 – Uso de máscara durante o tratamento.

Em casa não existe necessidade. Durante o deslocamento para as unidades de saúde, recomenda-se o uso de máscara, em especial se for usar transporte público. E também nas áreas de espera dos ambulatórios e consultórios. O objetivo das máscaras é diminuir a exposição a eventuais partículas.

 

3 – Vacinação contra gripe

Por ser uma vacina de vírus mortos, não temos objeção ao uso nos pacientes, embora saibamos que por terem resposta imunológica mais débil, teoricamente vão se beneficiar menos da vacina. Isso deve ser discutido entre o paciente e o seu médico, especialmente os que usam imunoterapia, em que existe estimulação do sistema imune.

Em qualquer das hipóteses adotadas,  é recomendável evitar-se o contato com pessoas que estejam gripadas.

 

4 – É importante não interromper o tratamento

Os pacientes oncológicos devem seguir medidas de prevenção, mas mantendo, ao máximo possível, o tratamento oncológico, porque é um tratamento que não pode aguardar e, em alguns casos, podem se agravar. “Por isso a importância de dar continuidade, pois o câncer não estaciona pelo isolamento”, explica Gélcio.

Fonte: câncer.org.br

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir Chat
Alguma dúvida? Te ajudamos!
Alguma dúvida? Te ajudamos!

Com apenas um clique fale com nossa equipe e facilite seu atendimento.