Escalda-pés Clínico, 5 sentidos e vertentes   

OS 5 SENTIDOS NA PRÁTICA E NAS VERTENTES DE UM ESCALDA-PÉS CLÍNICO

Nós humanos possuímos cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.

Os sentidos são fundamentais para compreendermos tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo conta com receptores sensoriais, que recebem o estímulo e transformam-no em impulsos nervosos, que serão interpretados pelo sistema nervoso.

De acordo com o estímulo que são capazes de perceber, os receptores podem ser classificados em:

– Quimiorreceptores: Captam estímulos químicos.

– Fotorreceptores: Percebem estímulos luminosos.

– Mecanorreceptores: Captam estímulos de movimento, pressão e som. Nesse último caso, os receptores podem ser chamados de fotorreceptores.

“seja sensível e ouça os sinais do corpo, para potencializar os hormônios da felicidade no seu dia a dia, como Dopamina, Ocitocina, Endorfina, Serotonina”

E essa é a proposta para um escalda-pés, pois os pés,  eles possuem muitas terminações nervosas do corpo e se comunicam com todos os órgãos e por isso esta técnica equilibra tanto o Físico como o Emocional.

Para um escalda-pés perfeito a água deve estar em 36o a 40o graus, chegar na altura dos tornozelos em um recipiente (bacia – tina) podendo ser inox, cobre, ou outros que não seja impregnantes e de fácil higienização.

A sensação de bem-estar se dá pelo aumento do fluxo sanguíneo, na região dos pés, em sinergia dos agentes medicinais mais naturais.

 

DICAS DE TERAPEUTICOS PARA UM ESCALDA-PES DE RECUPERAÇÃO:

Pastilhas de Cânfora – promovem a remoção das dores e cansaços dos pés e pernas, auxiliando, a ação física da imersão dos pés em água quente.

Sal de Epsom – também conhecido como sulfato de magnésio, é um mineral que possui propriedade anti-inflamatória, antioxidante e relaxante. O principal uso do sal de Epsom é para promover o relaxamento, isso porque esse mineral ajuda a regular os níveis de magnésio no corpo, o que pode favorecer a produção de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a sensação de bem estar e relaxamento. Além disso, ao regular os níveis de magnésio no organismo é possível também prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas, AVC, osteoporose, artrite e fadiga crônica, por exemplo.

Óleos Essenciais – substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel, escalda-pés, através da inalação. Seu objetivo é proporcionar bem-estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos.

Ervas e flores – componentes totalmente terapêuticos, desde que tenhamos cautela acaso o cliente-paciente pontue algum tipo de alergia.

 

AS CONTRA-INDICAÇÕES DE UM ESCALDA-PES:

Algumas contra indicações pontuadas – importante atentar-se a casos de febre, doenças agudas, tuberculose, tumores em metástase, mulheres em gestação,  doenças cardíacas descompensadas, insuficiência respiratória, úlcera varicosa ou arterial, ferida não cicatrizada nos pés e, a possíveis alergias a algum tipo de erva ou óleo utilizados para compor o escalda-pés.

 

CUIDADOS COM OS PÉS E PERNAS:

Favorecer os membros inferiores com cuidados específicos promoverá melhores condições pessoais, no percorrer da semana. Quem sustenta o resto do corpo são as pernas e pés, precisando de cuidados periodicamente.

Quem tem a prática de cuidar dos pés e pernas constantemente relatam melhores condições de trabalho, de descanso noturno e ausência de dores e inchaço.

 

5 DICAS ESSENCIAIS PARA CUIDAR DOS PÉS DIARIAMENTE:

– Cremes para os pés com ativos relaxantes:

Usar cremes nos pés com ativos específicos é indicado para diversas disfunções. Os produtos certos agirão nas dores diretos.

– Meia tensora para fluxo sanguíneo:

Lojas específicas têm meias em tecidos tensores, que ajuda na relaxar contraturas musculares e ajuda na circulação sanguínea.

– Sapatos confortáveis aos pés:

O fator mais importante para evitar cansaço e dores nas pernas é o sapato confortável e de boa qualidade.

– Exercícios de alongamentos para os pés e pernas:

Os alongamentos ajudam a fortalecer a musculatura das pernas, aliviando o desconforto das contraturas musculares. Existem alongamentos específicos para os pés.

– Descansar os pés em superfície elevada:

Manter os pés e pernas em níveis elevados ajuda relaxar e tirar o inchaço das penas.

 

VEJA 6 DICAS IMPORTANTES PARA VOCE RELAXAR OS PÉS EM CASA:

  • Usa produtos com cânfora ou óleos essenciais;
  • Fazer movimentos circulares com os pés em ambos os sentidos;
  • Usar palmilhas personalizadas para melhor impacto nas caminhadas;
  • Massagear os pés com as mãos em pressões consideráveis a melhorar a circulação;
  • Relaxar as pernas em posição confortáveis de períodos de 3 em 3 horas;
  • Consultar especialistas dos pés em caso de desconforto.

 

*ANTES DE INICIAR O RITUAL DO ESCALDA-PES, INDICAMOS QUE O PROFISSIONAL OU A PESSOA AO QUAL IRÁ REALIZA-LO POSSA AFERIR A PRESSÃO DO CLIENTE-PACIENTE,

COLHER UMA BOA ANAMINNEZE PARA SER ACERTIVO NAS ESCOLHAS DOS INGREDIENTES, SENDO ASSIM ACERTIVO NA PROPOSTA A SER ENTREGUE COM GRANDE SATISFAÇÃO.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir Chat
Alguma dúvida? Te ajudamos!
Alguma dúvida? Te ajudamos!

Com apenas um clique fale com nossa equipe e facilite seu atendimento.