O Poder do Cedro na Aromaterapia Clínica

Seu Nome Botânico: Cedrus Atlantica

Sua Origem: Marrocos, Libano

O Cedro é conhecido por sua poderosa ação nos níveis psicológico e nervoso – estimula a determinação e confiança para enfretamento de condições adversas que a vida nos impõe, principalmente através de doenças que afetam a pele.

Aspectos positivos:

– Serenidade em tempos de crise,

– Estabilidade emocional nas adversidades,

– Confiança espiritual nas provações,

– Força resiliente diante dos desafios,

– Coragem para fazer mudança na vida.

 

Os Cedros nos faz sermos:

Determinantes – Confiantes – Corojosos – Firmes e Positivos.

 

Suas Propriedades:

Antisséptico, bactericida, fungicida, adstringente, expectorante, mucolitico, sedativo dos nervos, estimulante circulatório, tônico, diurético, anti-seborreia.

Condições Tratáveis:

Pele: acne, dermatite, eczema, infecção fúngica, caspa, seborréia, excesso de oliosidade, alopecia, erupções cutâneas e ulceras.

Sistema Respiratório: bronquites (especialmente crônica), acumulo de muco ou catarro (especialmente na sinusite) tosse.

Sistema Muscular esquelético: artrites, dores, desconfortos e rigidez

Sistema Geniturinário: Infecção do trato urinário e vaginal, cistites, gonorreia e prurido (coceira ou comichão. Tonico sistêmico, com ação predominante nos sistemas renal e linfático.

Sistema Nervoso: estresse, tensão e exaustão. Neurotônico poderoso em fases de estresse emocional e transição. Minimiza a ansiedade em pessoas excessivamente preocupadas.

 

Suas Considerações:

Em 1998, foi realizado na Escócia uma pesquisa clínica, que mostrou resultados positivos no uso do Cedro para tratar a “alopecia areata”, condição que atinge tanto homens quanto mulheres e caracteriza-se por queda repentina dos pelos nas áreas afetadas, inclusive dos cabelos. As possíveis causas localizam-se na predisposição genética, que pode estar sendo estimulada por fatores desencadeantes, como estresse emocional e fenômenos autoimunes – esta é uma condição chamada de “desordem psicodermatológica”, que envolve a interação próxima entre a mente e a pele. Também estão incluídas nesta disfunção física a psoríese e o vitiligo. Estas são desordens que afetam muito a qualidade de vida das pessoas, de significante impacto no nível psicológico, uma vez que a imagem corporal é parte muito importante para a auto percepção do indivíduo, para a manutenção ou a destruição de sua autoestima. René M.Gatefossé declarou que o cedro era usado para tratar problemas da pele em hospitais na Algéria, em 1899, com grande sucesso.

 

Curiosidade:

O cedro é citado em distintas passagens da Biblia como um símbolo de fertilidade .

Este óleo essencial era utilizado pelos egípcios no processo de embalsamento.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir Chat
Alguma dúvida? Te ajudamos!
Alguma dúvida? Te ajudamos!

Com apenas um clique fale com nossa equipe e facilite seu atendimento.