Alguma dúvida? Te ajudamos!
Entre em contato com nosso
atendimento e participe de nosso
grupo no WhatsApp.

DIA MUNDIAL DO DIABETES – 14 DE NOVEMBRO

DIA MUNDIAL DO DIABETES - 14 DE NOVEMBRO

Por: Dra. Andréia Latanza

Olá pessoal! Vamos aproveitar o dia de hoje para falar mais a respeito do diabetes, com a participação da dra. Andréia Latanza Gomes. E, ao final, conheça o que a Casa Confortt oferece para os diabéticos de todos os níveis.

Andréia é médica endocrinologista formada pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Mestre em Endocrinologia Clínica pela UNIFESP, que atende principalmente na Grande São Paulo.

Conheça o Diabetes

Você sabia que existem muitos mais tipos de diabetes além daqueles tipo 1 e tipo 2?

Pois então! Vou trazer para vocês informações relevantes sobre essa doença tão séria!

Diabetes é uma doença crônica que cursa com aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia). Essa elevação, quando não tratada de forma adequada, provoca alterações em vasos sanguíneos, nervos e em órgãos diretamente.

Os tipos de diabetes são vários:

– neonatal, presente no bebê já ao nascimento ou primeiros meses de vida, de causa genética;

– tipo 1, que é auto-imune, iniciado na infância ou adolescência e dependente de insulina;

– LADA, semelhante ao tipo 1 mas com aparecimento após os 25 anos;

– tipo 2, aparece na idade adulta, relacionado a hábitos de vida (sedentarismo, consumo de carboidratos e obesidade);

– MODY: com diversos subtipos, decorre de mutações genéticas específicas, podendo ser brandos a agressivos, afetando 3 gerações seguidas na família;

– gestacional: decorre das alterações hormonais que a mulher passa na gestação, que pode ou não necessitar uso de insulina – genético ou associado a síndrome: diversas mutações ou alterações cromossômicas que causam outros subtipos de diabetes;

– secundário ao uso de medicações: corticóide é um exemplo clássico de medicação que leva a diabetes mas várias outras medicações estão associadas;

– secundário a endocrinopatias: doenças hormonais, como Cushing (excesso de cortisol), Acromegalia (excesso de hormônio de crescimento), tumores produtores de glucagon, entre outros, atuam em oposição à insulina;

– secundário a infecções (caxumba, rubéola, entre outras); – doenças do pâncreas: o pâncreas é quem produz insulina – cirurgias ou traumas nesse órgão, pancreatite crônica (por álcool, por exemplo), hemocromatose e fibrose cística podem afetar a sua função;

Complicações e tratamentos

Independentemente do tipo, o diabetes está associada a alto risco de complicações em longo prazo: doenças cardiovasculares (infarto e AVC), doenças oculares (catarata e retinopatia), insuficiência renal(que pode levar até a necessidade de diálise), obstruções vasculares (podendo levar a amputações), facilidade para infecções e dificuldade de cicatrização, dores e formigamentos em mãos e pés. A qualidade de vida de quem tem diabetes pode ser excelente quando médico e paciente fazem o tratamento adequado ou pode ser muito ruim e difícil quando ocorre descontrole da glicemia, justamente pelas complicações que aparecem em longo prazo. mas que. na verdade. começam a acontecer desde o diagnóstico.

O tratamento não é só medicamentoso! Alimentação balanceada, pobre em carboidratos e atividade física regular reduzem muito os níveis de açúcar no sangue. Quando isso não é suficiente para o bom controle, iniciamos medicações. A doença é crônica e progressiva, então fique sempre atento!

Cuidados especiais para diabéticos

A promoção de bem estar e a elevação da estima, de pessoas que apresentam patologias como o diabetes e pessoas com peles que apresentam necessidades especiais é a principal missão da Casa Confortt.

Os procedimentos são realizados de forma segura, eficaz, com profissionais preparados e capacitados para esses atendimentos, mantendo uma visão integral e personalizada para cada caso.

No Espaço Casa Confortt utilizamos dermocosméticos específicos para peles fragilizadas, sensibilizadas e com necessidades específicas decorrentes das patologias apresentadas e seus tratamentos, como é o caso dos pés diabéticos e peles que sofrem com os danos apresentados pelo consumo excessivo de açúcares e hiperinsulinemia.

Para os diabéticos de todos os tipos oferecemos programas de tratamento estético, realizado com produtos que contém princípios ativos hidratantes, favorecendo a elasticidade e a luminosidade dos tecidos e mantendo o equilíbrio da pele.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp